boas vindas

Ministério Diaconal

Minha foto
Sorocaba, São Paulo, Brazil
Diácono integrante do Diaconato da IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR DO JARDIM IPANEMA VILLE

domingo, 2 de outubro de 2011

Devemos a cada dia carregar a nossa cruz

Para seguir a Jesus, Ele nos impõe uma condição: negar-se a si mesmo e carregar a cruz diariamente.

Em Lucas 9,23 lemos: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”. Em Lucas14,27: “E quem não carrega sua cruz e me segue não pode ser meu discípulo”. Em Mateus 10,38: “Quem não toma sua cruz e  não me segue não é digno de mim”.

A cruz, é portanto, meus caros amigos, a condição indispensável para ser discípulo de Jesus. Quem não a carrega diariamente, não pode ter Jesus como mestre. Aderir à cruz é aderir à palavra de Deus, à realidade pessoal do amor de Deus pela humanidade e à sua vontade para nós. Carregar a cruz é a cada dia renunciar a tudo que nos torna independentes da vontade do Pai e oferecer tudo que somos ou fazemos, em união com a cruz de Cristo. Jesus, carregando a cruz revelou à humanidade o quanto é grande a “Misericórdia” do Pai por todos nós. Pela obra redentora, somos reunidos em um só povo eleito e chamados a ser Santos, pela graça de Deus.
Participamos do Corpo do Senhor como células vivas, membros desse Corpo. Nossa fidelidade a Deus está em responder ao conteúdo de nossa fé, que é Deus se revelando em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Cruz não é necessariamente sinônimo de dor e sofrimento. O que sacrificamos na cruz é o nosso querer, para fazer a vontade do Pai. A suprema hora de Jesus, foi na sua Páscoa, quando em uma atitude radical de fidelidade à vontade do Pai, abraçou seus irmãos e os amou até o fim. Nós estamos inseridos nesta obra por amor de Jesus e a cada momento em que respondemos com nossa vida à vontade do Pai, estamos transformando a dor pelo amor, isto é, assumindo a cruz e convertendo-a em fonte de vida pascal. Nossas intenções e motivações devem ser como as de Jesus: movidos pelo Espírito Santo, oferecendo ao Pai,  nosso ser e nossa vida inteira, em união com a oblação sacerdotal de Jesus para salvação do mundo.

O primeiro sentido da nossa cruz diária é transformar a dor e o sofrimento que existe no mundo e que se nos apresentam em nossa vida, sem rebeldia e abatimento e dar-lhes um valor de redenção para o mundo e de purificação para nós, unindo-nos a Jesus e oferecendo-os ao Pai.
Meus queridos irmãos e leitores, consideremos que é grande a alegria quando passamos por diversas provações, sabendo que a prova de nossa fé produz em nós a perseverança.

Nossas tendências naturais, nos levam a não aceitar, a esquecer ou recusar a cruz.
Normalmente queremos estar com o Senhor no Tabor, na Ressurreição ou no Pentecostes. Entretanto, não podemos esquecer que estar com Jesus é segui-lo na cruz, na Ressurreição e no Pentecostes. A Cruz sem Ressurreição é fracasso e destruição. A Ressurreição sem Cruz é uma ilusão. O Pentecostes é possível sem o Cordeiro imolado, glorificado e à direita do Pai?
“Se o grão de trigo caído na terra não morrer fica só; se morrer produz muitos frutos” Jo12,24. “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra” (Jo 4,34). “Importa que Ele cresça e eu diminua” (Jo3,30).

Para que possamos produzir frutos para Deus, é necessário que morramos para nós mesmos, para nossos interesses egoístas. “Aquele que perder a sua vida por minha causa, reencontra-la-á” (Mateus 10,39). Nós não podemos por nós mesmos, aceitar e viver a cruz, é loucura e escândalo; somente o Espírito Santo pode nos fazer compreender, aceitar e querer viver a cruz, unindo-a com a de Jesus. A cruz e a morte como sofrimento não salva ninguém e não se pode querer buscá-la, pois essa não é vontade do Pai. O Pai não quer a morte e o sofrimento somente como morte e sofrimento, mas como fidelidade de testemunhas do seu amor para com os irmãos.

A cruz só tem sentido como existência de amor que se esquece de si mesmo pela pessoa amada. É entregar-se por esse amor, é amar sem esperar nada em troca, só aí a cruz tem sentido. Em II Cor. 4,8-9 lemos: “Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desfalecemos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Tudo entregamos àquele que é o nosso Senhor”.

sábado, 1 de outubro de 2011

A Segunda Chance de Pedro

Mateus 4.18
“Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam rede ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim que vos farei pescadores de homens; Então eles deixaram imediatamente as redes, e o seguiram”
.
O apostolo São Pedro, antes de ser apóstolo era um empresário na área de pesca; ele tinha barco, funcionários, enfim era bem sucedido. Pedro estava no mar da Galiléia, junto com os seus funcionários, quando encontrou Jesus, ao receber o chamado de Deus Pedro largou tudo para seguí-lo.
No capítulo 18 e 19 do Evangelho de Mateus vemos que o apóstolo São Pedro era ímpio; Jesus então veio ao seu encontro nas praias da Galiléia, pregou pra ele e o convida a segui-lo. Ao fazer isto Jesus estava dando a Pedro a primeira chance. Ele disse: “Pedro vou te transformar em um homem salvo, um pregador do Evangelho, cheio do Espírito Santo, um pescador de almas e revestido da minha graça”. A primeira chance foi: (olha o cenário), Mar da Galiléia; foi a primeira chance que Jesus deu ao apóstolo Pedro.
Você percebeu? O cenário era o Mar da Galiléia: pescaria, barco. A partir daquele dia Pedro andou com Jesus três anos direto. Pedro largou tudo que fazia antes e seguiu a Jesus. Nesses três anos, o apóstolo Pedro foi considerado um dos três mais importantes amigos de Jesus: João, Pedro, Tiago.
Neste período Pedro teve várias experiências com Jesus:
1ºJesus curou a sogra de Pedro.
2º Pedro foi o único homem no mundo que andou sobre as águas pela força de Jesus.
A Bíblia diz que Jesus falou: Pedro venha.
3º E o apóstolo Pedro começou a andar sobre as águas.
4º Pedro viu Jesus multiplicar pães e peixes.
5° Pedro viu Jesus ressuscitar Lázaro.
6º Quando Jesus ressuscitou a filha de Jairo, Pedro foi um dos escolhidos para entrar no quarto da menina morta.
7º Pedro viu Jesus limpar os, dez leprosos,
O apóstolo Pedro ficou três anos andando com Jesus, noite e dia sem parar, comendo com Ele, jantando com Ele, ouvindo as pregações dEle. ... Três anos. E três anos depois esse homem chamado Pedro, que foi privilegiado por andar com Jesus dia e noite sem parar, enquanto Jesus estava dentro do Sinédrio sendo julgado para ser condenado a morte de cruz, Pedro estava do lado de fora, em volta de uma fogueira, quando um soldado chegou e disse:
- Hei, moço, você fala igualzinho ao Nazareno. Você é um deles.
E Pedro respondeu: Eu nunca vi este homem.
Agora eu te pergunto: Pedro podia fazer isto? Diante de toda experiência de vida adquirida por viver com Jesus, Pedro jamais deveria ter baixado a este nível de carnalidade, covardia, malignidade. Momentos depois, outra pessoa diz:
-Hei, moço, eu já te vi com o Nazareno.
Pedro pela segunda vez diz:
-Eu nunca vi este homem.
Passado mais um pouquinho, uma outra pessoa diz:
-Você é um dos discípulos de Jesus.
E Pedro pela terceira vez disse:
-Eu nunca vi este homem.
Agora eu te pergunto: Foi uma covardia o que Pedro fez com Jesus ou não? Foi, foi baixo demais; pois Jesus havia depositou nele total confiança, dando a ele a posição de seu melhor amigo. Jesus permitiu que Pedro andasse sobre as águas, participasse dos momentos mais sobrenaturais; momentos fortes, e, agora ele diz que nunca tinha visto Jesus, com medo de que houvesse alguma conseqüência caso dissesse: eu sou discípulo de Jesus. A Bíblia diz que a partir daquele momento em que Pedro negou Jesus três vezes o galo cantou. Por que o galo cantou? Porque Pedro se desviou do Evangelho. O galo continua cantando meu irmão?
Tem muita gente baixando o nível, se esfriando na fé, se acovardando, negando Jesus no colégio, no trabalho, em todas os ambientes em que vive. A Bíblia diz que Pedro covardemente negou Jesus três vezes, e, a Bíblia diz que depois de feito isto Pedro se desviou. Olha o segredo: quando ele desviou-se dos caminhos de Jesus, quando ele negou Jesus, a Bíblia fala que ele voltou para a Galiléia, onde estava o seu barco. Se ele foi capaz de negar Jesus, foi capaz também de voltar à vida de pecado. Eu creio que seus amigos tenham lhe perguntado: Pedro você sumiu pôr três anos!
E Pedro respondeu:
-Eu não quero falar sobre Bíblia, eu não falar sobre igreja... Agora, eu voltei a ser pescador no mar da Galiléia.
E Pedro ficou ali um bom tempo, desviado do Evangelho, fora da presença de Deus, totalmente no pecado, na carne, odiando a si próprio, porque ele sabia que o é que ele fez foi uma covardia muito grande, e, estava lá pescando, na carne, no toucinho, na incredulidade.
Veja agora o tamanho da misericórdia de Jesus com o pecador:
“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais que os outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros; tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as ovelhas; pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas; em verdade, em verdade, te digo que, quando eras moço tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres”.
A Segunda chance.
Quando Jesus ressuscita dentre os mortos, revestido de misericórdia, Ele volta lá no mesmo cenário aonde havia dado a primeira chance a Pedro e no mesmo lugar, nas praias da Galiléia Jesus dá a segunda chance a Pedro. Depois de toda aquela trapalhada que Pedro fez, Jesus volta lá e fala assim:
-Pedro, eu vim aqui, só para te perguntar? Você me ama?
Jesus, pela segunda vez perguntou: -Simão, Pedro, filho de João eu vim aqui só para saber se você me ama. Você me ama?
E Pedro, reponde:
- Senhor eu te amo.
Jesus pergunta pela terceira vez:
-Pedro, filho de João eu vim aqui antes de subir aos céus para perguntar se você me ama?
Pedro entristecido respondeu-lhe:
- Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo.
Jesus disse: apascenta as minhas ovelhas. E no final do versículo 19 ele diz assim: segue-me. Dando a Pedro a Segunda chance.O amor de Deus cobre todas as transgressões.
A Segunda chance está dada também para você. O amor de Deus cobre todas as transgressões. Jesus foi muito feliz quando disse:
-Aquele que usar de misericórdia com alguém que errou, quando precisar de misericórdia irá encontrar. “Os misericordiosos encontrarão misericórdia”.
Se você precisar de uma nova chance, de uma terceira, quarta chance, a Bíblia diz:
Se você pecar até 477 vezes, Estou pronto para te perdoar; pode ser até mil vezes. O amor de Deus ele é infinito!

Obs:Esta mensagem encontra-se originalmente neste link :http://www.ieqtemplodosanjosbh.com.br/segundachancepedro.html